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3 pontos essenciais para um bom plano de trabalho híbrido

Só porque sua empresa descobriu o trabalho remoto em tempo integral em 2020 não significa que a transição para um modelo híbrido será fácil.

BoxOffice
20/07/21

Morsa Images | DigitalVision | Getty Images

Por Jeniffer Liu/CNBC

Muitas pessoas que retornarão ao local de trabalho o farão em um modelo híbrido, no qual irão para o escritório durante parte da semana e passarão o resto do tempo em home office. Mas só porque sua empresa descobriu o trabalho remoto em tempo integral em 2020 não significa que a transição para um modelo híbrido será fácil.

O cientista-chefe de workplace da Gallup, Jim Harter, disse à CNBC que “a flexibilidade pode funcionar bem”, desde que os funcionários trabalhem com seus superiores para incluir três elementos a seguir em seu plano de trabalho remoto.

1. Expectativas claras

Existem infinitas maneiras de dividir uma semana de trabalho de 40 horas, então, falando de maneira prática, a primeira coisa a fazer é definir as expectativas com seu gerente sobre quando você estará no escritório e quando você vai estar trabalhando remotamente. Você passará três dias consecutivos no escritório e o final da semana em casa, ou trabalhará em qualquer lugar no meio da semana? Ou talvez você precise de períodos mais longos de trabalho focado, então optará por três semanas trabalhando no escritório e a última semana do mês trabalhando virtualmente.

Seja qual for o caso, agora é a hora de definir concretamente onde você estará, quando e quais partes do seu trabalho você deverá realizar em qualquer local.

Harter acrescenta que, além da logística de definir um cronograma, você também deve estar envolvido na definição de seus próprios objetivos e, em seguida, trabalhar com seu gerente sobre como você os alcançará e medirá. Basicamente, se você sabe o que é esperado de você e cumpre essas expectativas, pode mostrar que o trabalho remoto pode ajudar (em vez de impedir) seu progresso na empresa.

2. Conversas presenciais significativas

A pandemia mostrou como os gerentes são importantes para manter uma força de trabalho saudável e resiliente, diz Harter. Muitos foram os primeiros na fila para avaliar como os funcionários estavam se saindo em casa e têm o poder de ajustar as expectativas ou até mesmo trazer mudanças de políticas aos líderes seniores em apoio a seus funcionários.

Portanto, com uma nova abordagem híbrida, ele recomenda que as pessoas tenham tempo para uma conversa significativa com seu gerente pelo menos uma vez por semana.

Pontos de contato frequentes ajudarão o seu gerente a entender melhor quais são os seus pontos fortes, quais são as áreas de melhoria e avaliar se suas prioridades estão de acordo com as metas da equipe.

Essas discussões também devem ir além do nível superficial de como você está se saindo em suas tarefas de trabalho, acrescenta ele, já que partes de sua vida pessoal podem impactar o seu desempenho no relógio. Talvez você seja um pai que precisa trabalhar em horários não tradicionais para acomodar a mudança de escola ou planos de cuidados infantis, por exemplo.

Como diz Harter, “os gerentes estão na melhor posição para entender a situação de vida de seus funcionários bem o suficiente para ajustar o trabalho para acomodá-los”.

3. Responsabilidade

Pode ser ainda mais difícil medir a responsabilidade quando você não está fisicamente se reportando ao mesmo lugar que seus colegas e mostrando seu trabalho no local.

Mas, no final do dia, esteja você pessoalmente ou remotamente, você tem objetivos profissionais a cumprir e deve ter um método para documentá-los e medi-los. Para esse fim, Harter diz que você deve se certificar de que está construindo elementos em que permaneça responsável por si mesmo (como definindo metas trimestrais ou anuais), sua equipe (como cumprimento de prazos) e seus clientes (como recolhendo e avaliando feedback externo).

Você e seu gerente também devem ter um plano de ajustes se algum de seus objetivos não estiver sendo cumprido, diz Harter, seja isso envolver a revisão de sua programação de trabalho remoto ou qualquer outra coisa.

Por outro lado, acrescenta Harter, os gerentes também devem ser responsáveis ​​por ajudar seus funcionários a ter sucesso, por exemplo, garantindo que funcionários remotos tenham acesso a treinamento, desenvolvimento e caminhos para promoção na organização.

Matéria publicada em CNBC.com

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